11/02/2009

Ms.Siebert na Semana de Moda de Bogotá

Moda Ecológica Catarinense em Bogotá


Santa Catarina estará presente na abertura da Semana de Moda de Bogotá, na Colômbia, dia 17. A professora Neide Schulte, do Departamento de Moda da UDESC, apresenta um desfile do projeto Ecomoda, com roupas feitas de algodão reciclado, algodão orgânico e retalhos de malha. A pesquisa que deu origem aos looks será tema de palestra, no dia 14, também na capital colombiana. Intitulada "Concepção ecológica e responsabilidade social - Novos desafios e requisitos para Moda", a exposição ressalta a importância de investimentos em processos de produção menos nocivos ao meio ambiente.

O desfile do dia 17 apresenta peças confeccionadas em conjunto com os professores Lucas da Rosa, Eliana Gonçalves e Aparecida Maria Batisti - todos da UDESC. Participaram também as alunas formadas pela UDESC Janice Ghisleri, que coordena os trabalhos da cooperativa de costura e estamparia formada por jovens que recebem capacitação na IPC (Incubadora Popular de Cooperativas), e Marli da Rosa, que capacita detentos do presídio de Florianópolis. As Ecobijus para o desfile foram desenvolvidas pela aluna do curso de moda Mariana de Sá Siebert. Além disso, seis looks criados pela professora Maria Isabel Costa em coleção desenvolvida a partir de tingimentos naturais também estarão na passarela.

Neide Schulte reforça a tendência mundial ao reaproveitamento de materiais, customização de roupas e a utilização de muita criatividade nas propostas de uma moda ecologicamente correta. "É possível ter produção mais limpa, com redução de efluentes poluidores, economia de energia, dentre outras ações, e minimizar os grandes problemas ambientais causados pelas indústrias têxteis", afirma. Os materiais ecológicos usados para a confecção dos looks foram doados por empresas do ramo - a saber: Eurofios, de Blumenau, Dalila Têxtil, Jaraguá do Sul, e LC Malhas, de Brusque.

A Semana de Moda da Colômbia vai até dia 20 e reúne quatro eventros que antes eram realizados separadamente: o Círculo de Moda de Bogotá, o Show Internacional de Calçados Couro, o Salão Futuro e o Salão de Moda. A área de 970 metros quadrados também abriga exposições de moda com mais de 60 expositores. A expectativa da organização é de que cerca de 20mil pessoas passem pelo Centro Internacional de Negocios y Exposiciones de Bogotá.

link: http://www.ceart.udesc.br/noticias/moda/2009-02-10_ecomoda_em_bogota.php

Todas as peças forma feitas com materiais reciclados.
Postarei fotos do desfile depois!


Nenhum comentário: